A Importância da Educação Espírita Infanto Juvenil
EDUCAR é… preparar a criança e o jovem para a vida imortal… desenvolver potenciais inatos, vendo no educando um Espírito Imortal, que já vivenciou inúmeras experiências e viverá muitas outras, desenvolvendo neste viajor do tempo todas as faculdades inerentes ao Espírito.
Conforme nos orienta os bons espíritos, através da codificação de Kardec, depende de nós a formação de uma sociedade do 3ª milênio mais justa, mais evoluída, através da educação adequada de nossos filhos.
E quem tem filhos, sabe muito bem como é difícil educa-los nos dias de hoje.
Preocupamos com eles já na gravidez, fazemos pré-natal, enxoval, estudamos seu nome, arrumamos o cantinho deles em casa, levamos ao médico, vacinamos, cuidamos da escovação de seus dentes, da higiene, fazemos as festinhas de aniversário e , dentro de nossas possibilidades, matriculamos no melhor colégio, na melhor faculdade, etc. Em paralelo eles fazem cursos de línguas, aulas de natação, ballet, canto e muitas outras coisas, para que possam desenvolver o corpo e o intelecto da melhor forma possível. Afinal, queremos prepara-los para a sociedade onde a concorrência é cada vez mais acirrada, para que possam ser bem sucedidos, prósperos e, por consequência, felizes.
Em que pese toda a nossa proteção e nossas ações bem intencionadas, como ajustar os fins superiores da educação mencionada por kardec, em uma sociedade baseada no lucro, onde o ter é mais importante que o ser, onde é dado muito mais valor aos seres competitivos do que 0s cooperativos? por outro lado, muitas vezes, perdidos entre a repressão e a liberdade dos novos tempos, não conseguimos estabelecer os limites adequados aos nossos filhos e partimos para a superproteção e vigilância cerrada, correndo o risco de formarmos jovens inseguros e revoltados, ou aceitamos as pequenas travessuras e desvios de personalidade, que evoluem em intensidade e gravidade e quando tentamos impor os limites já é tarde, já os estaremos vendo materializados, egoístas e insensíveis.
A Educação Espírita Infanto Juvenil, oferece as ferramentas necessárias para o aperfeiçoamento moral e intelectual, preparando-os para desenvolverem as faculdades que fazem parte do seu planejamento reencarnatório, disciplinando seus pensamentos e ações a fim de conduzi-los ao caminho do verdadeiro homem de bem.